Serviços Ecológicos

Daterra Elipses Serv Eco-01

Os chamados “Serviços Ecológicos” são benefícios que os sistemas naturais proporcionam através dos fluxos energéticos que ocorrem entre fatores bióticos e abióticos nas interações ecológicas presentes na natureza. Estes serviços são fatores determinantes para o equilíbrio dos ecossistemas, geração de produtos e manutenção dos ciclos climáticos e geológicos.
Os benefícios destes serviços podem atingir escalas locais, regionais ou globais e incluir as gerações futuras. Uma floresta por exemplo, pode fornecer aos habitantes locais madeira, lenha, frutos e fibras, à população da região pode oferecer benefícios evitando deslizamentos, filtrando a água, regulando o microclima e oferecendo espaço de lazer, à nível global pode fixar carbono e manter a biodiversidade de espécies e produtos.
Neste sentido propriedades técnicas de elementos biológicos são empregadas em diversas funções, que incluem depuração de poluentes no solo e águas, recuperação de solos degradados, fixação de carbono e nitrogênio, barreiras de vento, produção de biomassa, alimentos e recursos naturais (como madeira e fibras), recuperação e manutenção da biodiversidade e composição paisagística.

JARDINS FILTRADORES – (Constructed Wetlands)
Através da seleção de plantas ornamentais com alta capacidade de depuração de matéria orgânica a DATERRA projeta jardins filtradores que, além da beleza paisagística, funcionam como uma estação de reciclagem de água. O esgoto doméstico irriga e nutre a plantas que purificam a água e embelezam o jardim em sistemas livres de odores e sem consumo de energia, de fácil construção e baixo custo de implantação.
biotratamento

CANAIS DE DEPURAÇÃO BIOLÓGICA – (Bioswales)
Os canais biológicos são valas de infiltração vegetadas. Semelhantes aos jardins filtradores, são projetados para captação e filtragem das águas provenientes do escoamento superficial, formam canais onde o efluente escoa lentamente e fatores físicos e biológicos atuam na retenção e depuração da carga poluente ao tempo que o sistema de drenagem permite a infiltração da água no solo. Constituem sistemas aptos para captação e tratamento de efluentes pluviais em estacionamentos, parques e jardins, contribuindo para beleza paisagística e criação de microclimas.
bioswales

ENGENHARIA NATURAL – (Bioengenharia)
A engenharia natural utiliza técnicas que empregam material vegetal vivo e materiais inertes em estruturas e construções. Este conjunto de técnicas substitui obras de alvenaria na recuperação de encostas, taludes e contenção de erosões reduzindo ou eliminando riscos e degradações ambientais e maximizando a funcionalidade ecológica de áreas.

PAISAGISMO ECOLÓGICO E FUNCIONAL
O paisagismo ecológico propõe à composição de formações paisagísticas ornamentais e funcionais. Nestas propostas enquadram-se jardins produtivos, práticas de agricultura orgânica, sistemas agroflorestais e projetos de arborização funcional. Os projetos desenvolvidos pela Daterra se baseiam na funcionalidade das espécies para emprego na ornamentação, produção de frutos, formação de corredores ecológicos, manutenção da biodiversidade, barreiras de vento, som e partículas.