Inaugurado dia 11 de junho, durante o Segundo Café Ambiental, o Centro de Educação Ambiental Estação Ecologia, de Estância Velha.
A Estação Ecologia foi dividida em quatro espaços, denominados “Fluxos da vida” (laboratório de ciências), “Amor a Vida” (alimentação saudável), “Colírio da Vida” (sensibilização) e “Teia da vida” (sustentabilidade e jardim permacultural).
Em consultoria prestada a prefeitura de Estância Velha a Daterra elaborou o projeto do Jardim Didático Permacultural e o plano de atividades teóricas e práticas de Educação em Permacultura.
A abordagem teórica de princípios de Permacultura e Sustentabilidade propõe o aprendizado de conceitos inspirados na natureza, ciclos da matéria e fluxo de energia entre os sistemas.
Consumo consciente, gerenciamento de resíduos domésticos, compostagem, jardins comestíveis e agricultura orgânica doméstica, energias limpas e renováveis, bioconstrução, biotratamento de efluentes, permapecuária, jardins agroflorestais, planejamento e design para sustentabilidade devem ser postos em prática em atividades lúdicas e na implantação das diversas estruturas da residência e jardim.
As primeiras estruturas do jardim projetado pela Daterra foram implantadas durante a formação em Ecoalfabetização prestada pelo Biólogo e PhD em EA Fernando J. Soares, para professores multiplicadores em EA da rede municipal de ensino, que construíram uma espiram de ervas, hortas de pneus e realizaram plantio de mudas na mandala de medicinais.