Círculo de Bananeiras

Na(s) Categoria(s): Dicas e Biblioteca
24 jun 2016

Circulo daterra

O círculo de bananeiras é uma tecnologia apropriada para destinação das águas cinzas provenientes da cozinha, lavagem de roupa e banho. Se constitui em uma bacia escavada no entorno da qual se cultiva bananas e outras plantas com altas taxas de evapotranspiração. Este é um sistema ideal para o reuso das águas servidas no local da geração deste esgoto.

Além de bananas é possível cultivar plantas como mamão e taioba que também servem de alimento ou ornamentais como copo de leite e papiros. Os microrganismos não contaminam o interior dos tecidos e frutos das plantas, e os componentes poluentes da água cinza são em sua maioria nutrientes para as plantas. As folhas velhas podem ser podadas e utilizadas na compostagem, gerando um ótimo adubo.

A construção deste sistema é bastante simples. Escava-se um buraco em forma de bacia, geralmente com um metro de profundidade e dois de diâmetro. No entorno desta bacia é importante manter uma borda de cerca de 30 centímetros de altura que forme uma barreira para proteção. Esta barreira irá impedir que o escoamento superficial de água da chuva carregue areia para o interior do filtro e cubra a bacia. Também irá impedir que o esgoto transborde e escorra para fora do sistema em momentos de grandes descargas de água.

Este tipo de sistema não deve ser impermeabilizado, pois conta com a infiltração de água no solo como parte do processo a que se destina. Caso se opte por aumentar a retenção de água e diminuir a velocidade de infiltração é possível cobrir o fundo da bacia com uma camada espessa de jornal ou papelão.

O fundo da bacia deve ser preenchido com troncos, galhos, folhas e palha, constituindo uma camada de matéria orgânica entre a qual será disposto o esgoto. Este filtro vegetal funcionará como uma esponja, irá reter a matéria orgânica e nutrientes, funcionando como uma composteira e fornecendo carbono pra decomposição dos poluentes.

O cano de condução do esgoto até o centro do círculo deve acabar com uma curva ou joelho que direcione a saída para baixo, não podendo estar obstruída e tendo livre vazão entre a camada de galhos. Sobre este cano devem ser dispostas folhas ou palha, evitando a atração de insetos e animais e que a exposição deste esgoto ao ar gere maus cheiros.

No entorno do diâmetro do círculo, dentro da borda de proteção, devem ser plantadas as bananeiras. Estas plantas irão se nutrir do esgoto liberado no interior do sistema e utilizar a água e os nutrientes ali dispostos. Este método de tratamento de águas cinzas é um dos melhores exemplos de fechamento do ciclo das águas, já que constitui na transformação local dos nutrientes, antes considerados poluentes, em comida.

Desenvolvemos um tutorial de fácil compreensão para auxiliar na difusão desta tecnologia apropriada para destinação das água cinzas, ou seja, provenientes da cozinha, chuveiro e lavagem de roupa. Sua cópia, impressão e divulgação é permitida e estimulada desde que mantidas a fonte e formatação original.

 

Comentários estão fechados para essa página.