Fogão Foguete (Rocket Stove) – Tecnologia de Combustão Limpa e Eficiênte

Na(s) Categoria(s): Dicas e Biblioteca
24 jun 2016

fogoesar

Fogão Foguete de Lata

O modelo de fogão foguete Winiarski emprega câmara de combustão em “L” e foi um dos primeiros protótipos desenvolvidos. É um sistema simples e portátil, que pode ser construído em latas de tinta ou óleo reaproveitadas. Surgiu com intuito de auxiliar populações de baixa renda na tarefa de preparar alimento, resolvendo ao mesmo tempo um problema de escassez de lenha e de risco à saúde causado pela fumaça.

Este modelo costuma usar uma lata de 20 ou 18 litros cilíndrica ou quadrada como corpo para o fogão. Dentro desta, um pedaço de chaminé de zinco ou inox (ou lata reaproveitada) com diâmetro de 120 mm e comprimento de 25 centímetros é disposto na horizontal e atua como a base do “L”. Este cano de chaminé será a câmara de combustão e deve contar com uma grade ou estrutura semelhante em seu interior. Esta estrutura servirá para disposição da lenha e deve contar com espaço de 1/3 do diâmetro do cano livre sob sua instalação. Sobre a câmara de combustão, agora na vertical, encaixa-se uma chaminé com diâmetro de 100 mm e comprimento de 30 cm.

No entorno destes canos deve-se preencher com materiais isolantes como vermiculita, ou até mesmo cinzas de madeira queimada. A vedação dos isolantes pode ser feita com uma massa de argila na parte superior do fogão, que também deve contar com um suporte para panela e o espaço necessário para saída da vazão dos gases da combustão. É possível aumentar a eficiência deste fogão empregando um anel ou “fralda” de lata no entorno da panela ao cozinhar. Além de evitar a perda de temperatura já adquirida pela panela, este anel aumenta o atrito dos gases de combustão com a mesma.

Imagem de Amostra do You Tube

Imagem11

Comentários estão fechados para essa página.