Manual de construção da composteira Daterra

Na(s) Categoria(s): Dicas e Biblioteca
2 out 2012

O folder a seguir apresenta o manual de construção e manejo de uma composteira que pode ser utilizada dentro da residência, desde que corretamente manejada, sem emitir odores e adiantando o processo de compostagem.

O manejo proposto neste pequeno manual apresenta uma mistura que deve compor um bom equilíbrio entre N e C, além de oxigenar o composto, adiantando a decomposição.

Ao esvaziar a composteira, não lave o interior, espalhe uma camada de serragem e depois raspe as paredes, mantenha este material na composteira, ele irá servir para inocular microorganismos no composto novo.

Atenção as Drosóphilas, aquelas mosquinhas pequenas, elas indicam acidez. Neste caso, adicione um pouco de cinzas de fogão a lenha (churrasqueira não, pois tem sal).

 

A compostagem pode ser concluída em leiras, minhocários ou mesmo em algum espaço do jardim. Uma boa prática é utilizar-se de um tambor ou tonel  de 100 a 200 litros, metálico ou plástico, com tampa e com fundo cortado.

 A adição de minhocas na composteira é sempre bem vinda, no caso de apartamentos é interessante utilizar mais de uma composteira, mantendo sempre o composto mais velho como minhocário.

Este material pode ser impresso e compartilhado sem autorização do autor, desde que mantida a arte original e imagem completa, sem adição ou supressão de informações, imagens, logos e desenhos.

Tonel de compostagem (ao fundo) servindo de mesa.